Dolár Comercial : --
Boi Gordo (B3) : --
IBOVESPA : --
Milho (CBOT) : --
Soja (CBOT) : --
Milho (B3) : --
Algodão (NY) : --
Petróleo : --

MERCADOS NA ÁSIA: Desvalorização do iuan e as lavouras na Argentina

Por: Eduardo Vanin
Artigo, Grãos
Publicado em: 22/03/2024 07:18

Destaques:

  • SOJA (CBOT) -13 @ 1199 cents/bushel
  • ÓLEO DE SOJA (CBOT) -0,50 @ 48,29 cents/lp
  • FARELO DE SOJA (CBOT) -3,50 @ 340,80 $/st
  • MILHO (CBOT) -2,75 @ 438 cents/bushel
  • FARELO (Dalian) -54 @ 3316 CNY/t
  • ÓLEO DE SOJA (Dalian) -84 @ 7866 CNY/t
  • MILHO (Dalian) -21 @ 2401 CNY/t
  • MILHO (Esalq) -0,13 @ 62,62 R$/saca

Bolsas na China encerram a 6ª-feira em queda de mais de 1% e a semana em queda de 0,7% - a 1ª semana em queda em cinco semanas. O iuan está sob pressão de desvalorização também, chegando a 7,27 no offshore, nível mais alto em quatro meses. O que falam é que as moedas da Ásia estão sob pressão, movimento que começou com o iene – o iene está testando as mínimas contra o dólar de novembro do ano passado perto dos 152 por dólar.

Na bolsa de Dalian o dia é de queda para todos as commodities, recebendo pressão do câmbio e do mau humor das bolsas. Quando o iuan bateu 7,34 em outubro do ano passado, mesmo momento em que o diferencial de rendimento em relação aos títulos americanos bateu a máxima histórica, a margem de esmagamento naufragou. Não foi a taxa de câmbio o principal motivo, mas é um fator de encarecimento da soja importada. 

Soja na CBOT agora em queda de 13 centavos, perdeu novamente os 12. Está difícil vencer essa resistência. O farelo ajudou a soja e hoje está jogando contra. Mapas mostram para Argentina uma boa redução de chuvas para 10 dias, o que vai ajudar a dar velocidade à colheita. Ontem o mercado de farelo na Argentina voltou a andar. Ofertas para embarque maio a +10k. Prêmios do farelo no Brasil também recuaram na semana, queda de 8 dólares – ofertas a +2k. 

Rápidas: O SP500 caminha para encerrar a semana com alta de 4%, maior alta semanal desde o início de novembro; o Fed está otimista quanto à queda da inflação – manteve 3 cortes para esse ano; taxas de juros de longo prazo nos EUA caíram, positivo para bolsas e moedas de emergentes; na China as bolsas encerram a semana em queda de 0,7% - pressão sobre as moedas na Ásia; futuros do farelo e do óleo de soja na CBOT em forte queda. Mapas de clima na Argentina mais secos; monitor da seca nos EUA está mais seco que o ano passado; petróleo estável a $81 o barril; na DCE, queda para todos os futuros agrícolas; boas chuvas nas últimas 72h no MT, GO, MG, SP, PR e parte do MS;

Deseja ler esta notícia completa?

Clique nos botões abaixo para conectar-se