PSF: 09_12_2024
Acumulado de chuvas 5 dias
Argentina/Paraguai: Poucas chuvas reportadas para Paraguai e Argentina nos últimos cinco dias, mas as precipitações que ocorreram no último final de semana, ainda mantém o solo com boas condições de umidade.
Brasil: Nos últimos dias, a região central do Brasil, Sudeste e boa parte do Sul, tiveram uma trégua nas precipitações, tornando o clima bastante favorável para a continuidade da colheita da soja e plantio da safra de inverno.
PREVISÕES PARA OS PRÓXIMOS 15 DIAS
Próximos 1-5 dias: Algumas áreas de instabilidade no Sul do Brasil, devem trazer pancadas de chuva para o PR, SC e pontualmente, na região central do RS, parte da Argentina e Paraguai. O clima fica predominantemente mais seco para a região Central do BR e chuvas moderadas para o MATOPIBA. Mas a partir do final de semana, uma nova frente fria se forma no Sul do Brasil, causando chuvas mais significativas para o PR e caminhando para a região Sudeste. A Argentina também desenvolverá outra frente fria, trazendo chuvas muito benéficas para a continuidade do desenvolvimento das lavouras.
Próximos 6-10 dias: O desenvolvimento da frente fria na Argentina já neste final de semana, aos poucos irá avançar para o Uruguai e Rio Grande do Sul e, com isso, veremos as chuvas retornando para o RS com mais abundância para os próximos 6-10 dias, com exceção da Fronteira Leste e faixa litorânea do estado, onde as chuvas serão mais irregulares. Também na semana que vem, as chuvas voltam a ocorrer na faixa Central do Brasil, com uma organização melhor do padrão de chuvas.
Próximos 11-15 dias: Os corredores de umidade que irão se formar na região Central e MATOPIBA devem manter o clima bastante chuvoso na primeira quinzena de março. Na Argentina, Paraguai e região Sul, o padrão também será de boas chuvas, mantendo o clima bastante favorável para o desenvolvimento das lavouras mais tardias de soja.