PSF: 09_12_2024
Por: Eduardo Vanin
Artigo, Grãos
Publicado em: 23/02/2024 07:45
Destaques:
Nessa semana vimos: Rumores de negócios de soja brasileira para os EUA, queda do flat price da soja e do milho no Fob e cobertura da China.
Ontem correram rumores de negócios de soja aqui no Brasil para os EUA. Em janeiro a Perdue e outras tradings compraram soja nos portos do Norte com destino EUA. Essa semana começaram as nomeações e os embarques. Até agora apareceram 4 navios de 35 mil toneladas. Porto de Itacoatiara e Santarém. A conta hoje continua muito viável, isso porque está difícil e caro originar no interior dos EUA e a soja brasileira continua barata no Fob.
Vamos chegando ao final da semana e o flat price do milho e da soja continuam caindo no Fob Brasil – paridade de exportação. Os futuros continuam cavando o poço, mas os prêmios estão relativamente estáveis. Para a soja o embarque abril estacionou nos -65sk (Paranaguá) e no milho safrinha a +50cu (Santos). Os portos brasileiros estão muito parados e os caminhões também.
O número de navios negociados essa semana China chega a 15, sendo a maioria para março e março-abril – negócios realmente da mão-pra-boca. A cobertura do março está em 80% de um total de 11,5 milhões de toneladas. Para abril a cobertura está em 40% e maio 26%. No ano passado essa cobertura estava avançando mais rápido, isso porque os produtores no Brasil estavam vendendo, por falta de espaço e porque as margens eram melhores.
Rápidas da manhã: Bolsas americanas subindo forte. Não se fala em outra coisa a não ser no super resultado da Nvidia; os integrantes do Fed temem um início de corte de juros muito cedo; Bolsas na China encerram a semana em alta; petróleo caindo 1,3% a $77,6; ouro caindo 0,3% a $2013 a onça; IDX estável; Biden fala em aumento da mistura de etanol para 2025 – de olho nos votos do Meio-Oeste; Boas chuvas para os Pampas na Argentina; a semana foi muito negativa para os grão na CBOT e na Euronext; plantio do milho safrinha no Brasil continua avançando rápido; milho argentino continua muito barato; o congresso argentino decidiu não elevar o percentual da mistura do biodiesel – vai continuar em 5%;