PSF: 05_05_2025
Por: Eduardo Vanin
Artigo, Grãos
Publicado em: 17/11/2023 06:47
Destaques:
Os futuros da soja continuam caindo. Chuvas ontem em algumas cidades do MT. É verdade que muitos ainda não receberam chuvas, mas o modelo Europeu e o Alemão continuam mostrando uma sequência muito boa de chuvas até a próxima 5ª-feira. Nesse momento está chovendo em Sinop e todo o Norte do MT. Chuvas no Goiás, Tocantins e Maranhão também.
Os prêmios da soja no Fob Paranaguá e os basis da soja CFR China estão mais firmes. Ontem corretores confirmaram negócios a -60h e -55h no março. O dia encerrou com vendedor no março a -45h. O fevereiro subiu forte também. Na 6ª-feira passada, o comprador estava no -70h.
O custo de originação mais caro da soja no Brasil já começa a ser sentido no destino também. No overnight da 4ª-feira falaram em negócios para embarque março a +48h no CFR China, pelo menos 15 centavos de alta em relação à semana anterior (CFR é o preço no destino, com frete incluso).
Rápidas da manhã: A semana encerra muito bem para as bolsas americanas. O SP500 acumula uma alta de 2,3%; CPI baixo do esperado, mercado de trabalho menos apertado, encontro relativamente amigável entre Biden e Xi e o congresso americano aprovou sem discussões uma nova extensão do teto do endividamento; na China vemos o contrário. O CSI300 encerrou a semana com queda de 0,55%. Os dados na China foram melhores em outubro, o BC injetou recordes de liquidez, mas o sentimento continua cambaleando; petróleo vai encerrar a semana com queda acumulada de 4,8%, a 4ª semana de forte queda; o IDX vai encerrar a semana com queda de 1,5%, a maior queda semanal em 18 semanas; O EC e o modelo Alemão continuam mostrando bons acumulados a partir de domingo para todo o Norte e parte central do Brasil. Soja na CBOT caindo;