Áudio da manhã do mercado físico
Por: Eduardo Vanin
Artigo, Grãos
Publicado em: 18/04/2023 07:40
Destaques:
COMENTÁRIOS DA MANHÃ
O mercado está mudando o foco para a oferta. A possibilidade de não continuação do corredor de exportação, as condições do trigo de inverno nos EUA, o calor e falta de chuva na Ásia e a falta de soja de na Argentina.
Falando de Argentina, tudo que está ruim pode ficar ainda pior. Como tenho falado, me parece uma questão de tempo para as fábricas na Argentina jogarem a toalha.
Os prêmios da soja CFR China seguem em queda. Ontem traders falavam em negócios para embarque maio/junho a +3n e no junho a +8n – a mínima anterior foi na 6ª-feira a +21n para embarque junho.
Os prêmios milho também seguem pressionados. O que fica muito nítido nesse momento é que os prêmios do milho e da soja estão de alguma forma relacionados por fatores além da oferta e demanda.
Rápidas da manhã: Bolsas em leve alta; China em alta. O PIB da China no 1º trimestre cresceu 4,5% a/a. O esperado era crescimento de 4%; Vendas no varejo na China cresceram 10,6% em março, o mais forte crescimento desde junho de 2021. Economistas falam que os desafios para China ainda são grandes: queda da demanda global, taxa de desemprego entre jovens altíssima (19,6% em março) e; empresas e governos locais superendividadas; petróleo em queda de 0,4%, mas ainda acima dos $80; ouro subindo 0,3%; O IDX está caindo 0,3%. Na semana passada o IDX renovou a mínima do ano abaixo dos 101 pontos; o Soy Dollar 3 está decepcionando. Em 4 dias o SD3 atraiu vendas de soja em 440 mil toneladas contra 1,1 milhão no SD2 e 3,1 milhão no SD1.